Voltar a sorrir

A paciente não permitia que fosse removida a prótese que usava há anos e esse fato provocou uma série de manifestações na sua boca

As pessoas que apresentam um quadro de redução de sua capacidade cognitiva ou um desequiílbrio mental, geralmente são difíceis de aceitar um tratamento odontológico em decorrência das alterações de comportamento típicos dessas doenças. Cada um pode evidenciar mais ou menos uma reação específica como, a inibição excessiva, a apatia, a euforia e até mesmo a agrassividade.

Essa paciente da foto ao lado tem a Doença de Pick que provoca a degeneração dos neurônios, danificando a capacidade de raciocínio, expressão de linguagem e auto-controle. A paciente não permitia que fosse removida a prótese que usava há anos e esse fato provocou uma série de manifestações na sua boca, obrigando os filhos a procurar por um atendimento odontológico especializado.

A princípio havia uma grande preocupação quanto a seu atendimento em consultório, mas insistimos nesse objetivo pois acreditávamos ser a melhor opção para ela. O tratamento foi extenso e a cada  sessão era observado o humor e comportamento da paciente para nortear o procedimento que seria executado. A cooperação da família e dos cuidadores foi fundamental para que pudessemos concluir o tratamento e todos foram orientados quanto a prevenção e manutenção da saúde bucal da paciente. No final desta última consulta soube que sua filha vai se casar e que ela está feliz por poder voltar a sorrir novamente sem dor ou constrangimentos.