Laserterapia e mucosite oral

A laserterapia é uma nova tecnologia que pode ser empregada na prevenção e no tratamento de diversas doenças que ocorrem na boca como aftas, herpes, mucosite oral (complicação muito comum em paciente que faz quimioterapia e radioterapia em região de cabeça e pescoço), hipersensibilidade dental, dores pós-cirurgia odontológica, auxiliar na cicatrização pós cirurgias, parestesias faciais e outras. O laser de baixa potência promove ação analgésica, antiinflamatória e biomoduladora que em conjunto contribuem para aliviar a dor e acelerar o processo de cicatrização.

A mucosite oral é uma das complicações bucais mais comum do tratamento oncológico. Trata-se de um processo inflamatório causado pela toxicidade do medicamento quimioterápico (quimioterapia) e/ou pela radiação ionizante (radioterapia) que levam a diminuição da camada de células que protege a boca, podendo levar a formação de feridas, semelhantes as aftas, que causam desconforto e dor intensa, distúrbios funcionais (como o comprometimento da mastigação, da deglutição e da fala), distúrbios nutricionais, distúrbios do sono e dificuldade de higienização bucal.

A mucosite oral pode se manifestar em diferentes graus, de leve a severo. Nos casos severos em que há formação de grande quantidade de feridas, o risco para infecções locais e sistêmicas é maior, uma vez que as feridas tornam-se porta de entrada para microorganismos, comprometendo a saúde geral do paciente.

Atualmente existem duas modalidades de tratamento com laser para mucosite oral:

Preventivo: tem o objetivo de minimizar ou evitar o aparecimento da mucosite oral (feridas). É indicado para:

  • Transplante de medula óssea
  • Quimioterapia de altas doses
  • Radioterapia em região de cabeça e pescoço

Curativo: indicado para pacientes que já apresentam mucosite oral. Nesses casos a utilização do laser promove alivio da dor e aceleração do processo de cicatrização das feridas. 

Dra. Ana Claudia Luiz
Cirurgiã-dentista Especialista em Odontologia para Pacientes Especiais, com experiência no atendimento de pacientes oncológicos e transplantados.

Veja aqui alguns trabalhos científicos sobre o assunto:

Luiz, Ana Claudia; Eduardo, Fernanda de Paula; Bezinelli, Leticia Mello; Correa, Luciana. Alterações bucais e cuidados orais no paciente transplantado de medula óssea. Rev Bra Hemat Hemot 2008;30(6):480-7.

Simões, Alyne; Eduardo, Fernanda de Paula; Luiz, Ana Claudia; Campos, Luana; Sá, Pedro Henrique R.N.; Cristofaro, Márcio; Marques, Márcia Martins; Eduardo, Carlos de Paula. Laser phototherapy as topical prophilaxis against head and neack cancer radiotherapy-induced oral mucositis: comparision between low and higt/low Power laser. Lasers Surg Med 2009;41:264-70.

Eduardo, Fernanda de Paula; Bezinelli, Letícia Mello; Luiz, Ana Cláudia; Correa, Luciana; Vogel, Cristina; Eduardo, Carlos de Paula. Severity of Oral Mucositis in Patients Undergoing Hematopoietic Cell Transplantation and an Oral Laser Phototherapy Protocol: A Survey of 30 Patients. Photomed Laser Surg 2008.

Eduardo, Fernanda de Paula; Luiz, Ana Claudia; Bezinelli, Leticia Mello. Cuidados odontológicos com o paciente hematológico e transplantado de Medulla óssea. In: Hamerschlak, Nelson. Manual de Hematologia. Barueri,SP: Manole, 2009.